segunda-feira, 15 de agosto de 2011

EaD Para TODOS.




“ O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção.” ( Paulo Freire).
            Nessa citação do educador e filosofo Paulo Freire, ela nos traz a luz que nós somos o sujeito da aprendizagem, na qual estamos buscando novos meios e possibilidades para alcançarmos o conhecimento, e na Educação a Distancia é assim, estamos a todo momento em processo de ensino aprendizado, nos interligando, interagindo, trocando experiências, e nesse período de 4 semanas, visitando site e blog relacionados a EaD, chamou a minha atenção uma matéria do blog http://www.educacaoadistancia.blog.br/, citando algumas dicas de como se tornar um aluno eficiente em Educação a Distância, sem perder a sua essência, precisamos:
  • v  Organizar o tempo;
  • v  Ser sensato;
  • v  Aproveitar as TIC’s(  );
  • v  Motivar-se;
  • v  Priorizar as suas metas;
  • v  Ampliar os conhecimentos;
  • v  Não ter vergonha de perguntar;
  • v  Realizar as atividades e exames no prazos indicados.

            E com essas dicas, entendemos que o ato de estudar, seja ela em qualquer modalidade, a distância ou presencial exige disciplina, pois, estudar não é fácil , mas, quando temos um planejamento acadêmico o conhecimento aflora e podemos criar, recriar novas possibilidades.Quando falo em novas possibilidades, é estarmos recorrendo aos recursos disponíveis, e em EaD, temos várias ferramentas para estudo como blog’s, chat, fórum, web fólio e outros, e essas novas tecnologias estão a disposição para servir e aprimorar os nossos recursos pedagógicos, nos auxiliando para oferecermos um aprendizado criativo que estimular o educando.
Pessoalmente, está sendo de grande proveito conhecer e aprender sobre EaD, estou crescendo através das pesquisas e ajuda de outras colegas virtuais,  os quais podemos trocar experiências até mesmo verbalmente. Estou conhecendo novos recursos pedagógicos que apoiam a teoria, fazendo com que a prática pedagógica seja interessante, e creio que tenho muito que aprender no decorrer do curso e após também. Algo importante, é estarmos disposto e abertos para recebermos as novas tendências educativas que estão surgindo. Se elas demonstram resultados otimistas, tem críticas construtivas e vai ajudar, então vamos utiliza-las para o enriquecimento do saber.
Bom estudo para todos.
Atenciosamente,
Roberta Mota.

Um comentário:

  1. Oi Roberta,
    você apontou 8 práticas necessárias ao bom desenvolvimento do processo de aprendizagem na EaD (ou não). Pontuarei, nesse momento, sobre um:"priorizar metas". Se quizermos ser bons profissionais (seja qual for a área)... uma de nossas metas é procurar ser o melhor, ou fazermos o melhor que pudermos em nossas funções... para tanto... siga as outras 7 práticas. Para cada uma que eu apontar, no final indicaria as outras 7. O que isso significa? Que todas elas estão interligadas... as exigências são grandes, mas no final a recompensa é valiosa.
    tutora Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

    ResponderExcluir